Quais os tipos de investimento


Terrenos

  • Terrenos são conhecidos como grandes geradores de riqueza. Eles costumam valorizar de maneira rápida, podendo ser vendidos por quantias bem maiores do que quando foram adquiridos. Isso traz a chance de reinvestir o dinheiro.
  • Você já deve ter notado que os arredores de grandes capitais crescem em um ritmo bastante acelerado. O Brasil é um país em constante expansão horizontal de suas cidades, fazendo com que terrenos que hoje são considerados afastados demais possam, em pouco tempo, ganhar destaque em termos de localização.
  • A onda dos condomínios de luxo também contribui para que o investimento em terrenos seja uma das opções mais interessantes. Como as construtoras têm altas margens de lucro, muitas vezes acabam comprando até mesmo terrenos em locais aparentemente ruins, já que podem investir em terraplanagem e outras melhorias.
  • Ou seja, mesmo a compra de terrenos em áreas menos procuradas pode proporcionar um ótimo retorno sobre o valor que você pagar. Por isso, ainda que sua intenção seja comprar um imóvel para morar, vale a pena reavaliar seus planos e considerar essa opção.

Imóveis para locação

  • Investir em imóveis para locação, à primeira vista, pode parecer um negócio bem simples de ser feito. No entanto, é preciso considerar muitos detalhes antes de adquirir um apartamento, casa, prédio ou mesmo sala comercial com o intuito de obter uma fonte de renda mensal.
  • Comece considerando o valor do aluguel, que poderá ser comprovado, pois ele será contabilizado como a taxa de retorno do investimento ao longo dos anos — ou seja, o negócio precisa compensar. Certifique-se também de que o imóvel em questão realmente tenha atributos que façam com que ele possa ser facilmente alugado, como boa localização, por exemplo.

Imóvel na planta

  • Novos empreendimentos imobiliários surgem a todo instante e, com eles, a possibilidade de adquirir um imóvel ainda na planta. Essa modalidade é disponibilizada pelas construtoras nas fases iniciais das obras, quando as unidades podem ser compradas por valores mais acessíveis do que quando estiverem concluídas.
  • Vários investidores adquirem esse tipo de  propriedade pelo fato de se valorizar conforme o andamento das obras — representando uma oportunidade de ganhos realmente interessante.

Imóvel usado

  • Enquanto tanta gente procura um imóvel novo em folha para morar, você pode encontrar verdadeiras relíquias se souber garimpar. Afinal de contas, não são raros os casos de imóveis usados que necessitam apenas de algumas reformas para se tornarem desejados por muitos compradores.
  • Então, que tal investir na compra de um desses imóveis e se beneficiar da sua valorização após realizar as melhorias? Lembre-se de que é preciso olhar para um local com olhos de investidor, avaliando suas reais possibilidades de lucro em comparação com o valor que será aplicado.
  • Fazendo a escolha certa, um imóvel usado pode ser lapidado e vendido por um valor muito maior em um curto prazo de tempo. 

Imóveis comerciais

  • O crescimento das cidades traz aumento não apenas no número de residências, mas também de lojas, mercados, shoppings, escolas etc. Fundamentais para acompanhar o crescimento da população, os imóveis comerciais também podem ser excelentes alternativas para investir no mercado imobiliário.
  • O negócio pode ser ainda mais interessante para quem puder fazer esse investimento em momentos de crise, já que o valor desse tipo de imóvel cai consideravelmente nesses períodos. No entanto, é preciso levar em conta que a liquidez desse negócio pode ser baixa, pois costuma cair bastante a procura por parte de empresas e indústrias que poderiam ocupar esses espaços.
  • Por outro lado, existem diversos segmentos comerciais que resistem melhor à queda na economia, dando ótimas pistas de como e onde investir. Ou seja, você precisa escolher imóveis bem-localizados.
  • Quando a questão é rentabilidade, a locação de imóveis comerciais é realmente atraente, ficando até 0,5% acima da rentabilidade média de aluguéis residenciais. Além disso, quando você aluga para empresas, as garantias de crédito tendem a ser melhores.
  • Outra vantagem é a duração dos contratos: em geral, enquanto os imóveis residenciais costumam ser alugados por dois anos em média, os comerciais ficam entre cinco e dez anos. Isso representa mais segurança para o proprietário, que terá garantido o retorno sobre seu imóvel durante o tempo acordado.

Consórcio

  • Se você não dispõe da quantia necessária para adquirir um imóvel, mas não quer ficar de fora das oportunidades desse mercado, o consórcio é a opção ideal para você. Ao contrário do financiamento, o consórcio de imóveis não inclui juros e as parcelas são bem mais acessíveis.
  • Nessa modalidade, o participante passa a fazer parte de um grupo de interessados em um mesmo valor de crédito para a compra de imóveis. A cada mês, alguns deles são contemplados, o que pode ocorrer por sorteio ou por meio da oferta de lances (que é quando se antecipa o pagamento de um determinado número de parcelas restantes).
  • Com a carta de crédito em mãos, fica muito mais fácil adquirir o imóvel desejado. Essa é considerada uma forma de pagamento à vista, o que dá um grande poder de negociação ao seu detentor.
  • Pouca gente sabe, mas o FGTS também pode ser usado no consórcio para pagamento de parcelas (inclusive a oferta de um lance), permitindo antecipar a contemplação e ter o seu imóvel. Essa opção só não é válida para a compra de salas comerciais, fato que deve ser levado em conta por quem pretende fazer esse investimento.

Investimento em SCP: 

  • O mercado mudou e está repleto de novos consumidores e de novos investidores; é preciso estar preparado para atender ao público com esse perfil 
  • A modalidade SCP é uma nova tendência de investimentos que já vem sendo praticada nas grandes metrópoles mundiais. Nesse formato, um dos mais confiáveis já desenvolvido, o cliente torna-se sócio dos empreendimentos, por meio da SCP. Os rendimentos são realmente atrativos pois não há dedução de imposto de renda, além da segurança em relação a aplicação dos recursos investidos, pois algumas empresas possuem patrimônio de afetação. O aporte é negociado conforme a necessidade do sócio oculto e o retorno ocorre à medida em que as vendas do empreendimento são realizadas.
  • http://innovationreal.sitemidas.com.br/noticia/noticias/investimento-em-scp-como-funciona

Alavancagem patrimonial:

  • A alavancagem é o uso de vários instrumentos financeiros ou capital emprestado para aumentar o retorno de um investimento - e é um termo extremamente comum em Wall Street e no mercado imobiliário da Main Street. Normalmente utilizado nestes casos bancos, consorcios ou o proprio imóvel.
  • De uma forma simples e realocar o menor percentual de recurso próprio na aquisição do imovel e utilizar a rentabilidade da locação para quitar o valor que obteve atraves de terceiros.
  • É o imóvel trabalhando para você.

Alavancagem de recursos/capital:

  • Compra e venda direta de uma propriedade:
    Esse é um tipo de investimento que normalmente movimenta grande quantia, por isso, muitas vezes, fica restrito a investidores de maior poder aquisitivo. O objetivo aqui é obter ganho por meio de valorização do bem e o investimento é feito com base na negociação direta do imóvel.
  • Muito comum é adquirir uma unidade na planta e revender antes da conclusão do projeto, repassando seus direitos a um novo comprador obtendo assim o lucro imobiliário no prazo da construção.
  • Também é possível fazer esta operação em imóveis prontos, normalmente nestes casos são realizados atraves da compra em leilões onde consegue obter um bom desconto na compra e ainda obter um bom lucro patrimonial na revenda.