Entenda os princípios do investimento imobiliário


Por conta da crise sanitária de Covid-19, muitas pessoas perceberam a importância de diversificar seus ativos e buscaram uma nova maneira de se investir em imóveis.
Aquelas que já possuíam, uma carteira de investimentos diversificada, passaram por menores problemas na crise.
Afinal, sua carteira compunha um leque maior de opções e não ficava 100% dependente de algum setor.

Mas como diversificar os seus investimentos?

Diversificar investimento, no mundo financeiro, significa alocar seu capital em diferentes ativos afim de ganhar mais dinheiro e conseguir mais segurança para a sua carteira.
Por exemplo, imagine que você tivesse uma carteira de investimentos contendo apenas companhia aéreas e hotéis.
Pois é, teria perdido mais de 70% do valor total que você tivesse investido, afinal os valores das empresas do seguimento caíram em mais de 70%!
Antes de tomar uma decisão, a melhor opção é definir as suas características de investidor, quais riscos está disposto a correr e falar com o seu corretor de investimentos (caso tenha um).

1º passo: defina o seu perfil de investidor:
· Conservador;
· Moderado;
· Agressivo,
Após isso, defina quais riscos você está disposto a correr em busca de maiores rentabilidades. Quanto mais agressivo você é, mais retorno você irá ter, porém correrá maiores riscos.

2º passo:  após definir o seu perfil de investimento, busque por opções que se adequem a ele.

  • Busque por investimentos com uma rentabilidade acima da média, caso o seu perfil seja agressivo.
  • Busque por investimentos com uma rentabilidade na média, caso o seu perfil seja moderado.
  • E busque por investimentos com uma rentabilidade abaixo da média do mercado, caso o seu perfil seja conservador.

Você já ouviu falar nos diferentes tipos de investimentos imobiliários disponíveis? Para fazer bons negócios nesse mercado, não é preciso apostar apenas na estratégia de aquisição de imóveis para alugar. Pelo contrário, hoje, existem diferentes tipos de investimentos, que variam de acordo com o valor disponível que você tem para investir e também prazo desejado para o retorno.

Investimentos mais comuns nessa área são a aquisição de imóveis para locação, construção de imóveis para venda ou aluguel. De maneira geral, esse é um mercado estável e perfeito para aquele tipo de investidor mais cauteloso, que não gosta de correr muitos riscos.

O que são investimentos imobiliários?
Os investimentos imobiliários são semelhantes a qualquer outro tipo de investimento, no qual ocorre a aplicação de um recurso financeiro em um ativo, com a expectativa de retorno maior que aquilo que foi investido. Nesse caso, o investimento é efetuado em imóveis.

Como funcionam os investimentos imobiliários?
Os investimentos em imóveis podem variar de acordo com o seu tipo, como veremos. Normalmente, os investimentos mais gerais do mercado são classificados em renda fixa (Long Stay) ou renda variável (Short Stay).

Quais os benefícios de fazer um investimento imobiliário?
Existem diversos benefícios ao investir em imóveis. É importante tê-los em mente pensando em seus objetivos e seu comportamento como investidor. Assim, você consegue entender bem se essa é uma opção que faz sentido para você.

Segurança
Essa é uma das maiores vantagens do investimento em imóveis. Por se tratar de um bem tangível, é o setor com maior estabilidade do ponto de vista histórico. Por exemplo, ao contrário das ações, o investidor não vai perder dinheiro por conta de causas referentes ao mercado em geral. Até mesmo em momentos de crise, é um setor que tende a se destacar, como durante a pandemia do coronavírus.

Rentabilidade
Outra vantagem desse mercado é que ele tem um bom potencial de rentabilidade. Imóveis podem ser muito lucrativos se a região onde se encontram valorizarem ou caso sejam feitas obras para modernizá-los ou consertar o que for necessário.

Além disso, o aluguel é uma fonte de renda fixa e recorrente por bastante tempo. Para complementar, você pode aproveitar oportunidades do mercado adquirindo um imóvel em condições especiais e operando com locação de curta temporada (Short Stay).

Flexibilidade
A flexibilidade do mercado também é muito marcante. Primeiramente, você tem a opção de vender ou alugar o imóvel, podendo escolher entre imóveis comerciais ou residenciais. Dentro dos residenciais, ainda existem diversas opções, como casas, terrenos, imóveis de alto padrão ou os mais compactos. Por conta disso, você pode diversificar bem seu investimento dentro desse mercado.

Demanda
As pessoas sempre precisarão ter onde morar. Por isso, a alta demanda do mercado é mais uma característica muito vantajosa do setor imobiliário. Além disso, o Brasil constantemente sofre com o déficit habitacional, o que significa que a procura por imóveis é sempre alta. Não importa o tamanho da crise, moradia é uma necessidade básica.

Como fazer um investimento imobiliário?
Para fazer um investimento imobiliário, você precisa primeiro considerar seus objetivos e seu perfil de investidor.

A aquisição de um imóvel próprio está entre os principais objetivos financeiros de muitas pessoas. Se você é uma delas, provavelmente busca nesse negócio a segurança de colocar o seu dinheiro em algo sólido e com riscos bastante baixos, além de proteger seu patrimônio contra os efeitos da inflação.

Talvez o primeiro pensamento de muitos seja adquirir uma casa ou apartamento para morar, mas você sabia que fazer dos imóveis um investimento também pode ser uma ótima oportunidade para obter uma alavancagem patrimonial. Utilizando o imóvel como forma de aumento de recursos e capital para aquisição da sua casa propria e ainda manter outro para geração de renda passiva!